top of page
  • Foto do escritorMarcos Oliveira

O que é o UFS 4.0 e porque você deve saber mais sobre ele?




Se você já ouviu falar sobre o UFS 4.0, mas não sabe o que é isso, vamos te explicar agora.


O UFS é uma interface de armazenamento de dados de alto desempenho de padrão aberto projetada para uso em aplicativos em que o consumo de energia precisa ser minimizado, incluindo sistemas móveis, como smartphones e tablets, bem como aplicativos automotivos. (Fonte: JEDEC)

O UFS 4.0 é o novo padrão de armazenamento rápido (ROM) para dispositivos eletrônicos disponibilizado em 17 de agosto de 2022. O UFS (Universal Flash Storage) é um padrão de armazenamento desenvolvido e incrementado pelo Joint Electron Device Engineering Council (JEDEC), uma organização global que desenvolve padrões de tecnologia abertos para sistemas eletrônicos que podem ser utilizados por diferentes empresas, desde fabricantes de celulares a indústrias automotivas.


O novo UFS 4.0 veio substituir o padrão UFS 3.1 que havia sido disponibilizado ao mercado em 2020. O padrão UFS 3.1 somente era disponibilizado em celulares do segmento premium e para os celulares intermediários de topo das fabricantes de celulares.


A demora foi grande, mas valeu a pena!


O padrão UFS 4.0 será um novo divisor de águas para o armazenamento de smartphones e tablets, oferecendo velocidades de leitura e gravação surpreendentemente rápidas que reduzem significativamente o tempo de inicialização do dispositivo, carregamento de aplicativos e jogos, bem como melhor eficiência energética. O novo padrão tem potencial de inaugurar melhorias significativas na experiência do usuário.


O novo padrão UFS 4.0 tem desempenho muito superior ao seu antecessor UFS 3.1. A capaciade de leitura e gravação sequencial de dados mais que dobrou (veja a tabela abaixo). Isso vai garantir a inicialização mais rapida ao ligar o celular e vai agilizar o carregamento de jogos e aplicativos com muito mais rapidez (e olha que o UFS 3.1 já era bem rápido).



Mas não é apenas pela rapidez de processamento que o novo padrão encantou o mercado. Ele também consegue ser 46% mais eficiente no consumo de energia. Os módulos do novo armazenamento UFS 4.0 também são minusculos. A Samsung, empresa que apresentou o novo padrão ao mercado, afirma que os módulos UFS 4.0 têm espessura de apenas 1mm, com 13mm de comprimento e 11mm de largura para um módulo de 1TB de armazenamento.


Os designers e engenheiros dos fabricantes vão agradecer muito, pois toda melhora no consumo de energia de um celular é bem-vinda e a redução de tamanho dos módulos favorece a instalação de outros componentes dentro do espaço limitado dos dispositivos.



E o custo? vale a pena comprar agora um dispositivo com UFS 4.0?


A resposta é: depende do seu bolso e de quanto você se enquadra no conceito "heavy user" de tecnologia, aquela pessoa que está sempre buscando o último lançamento de dispositivo com a tecnologia mais atual do mercado.


É sabido que toda nova tecnologia disponibilizada ao mercado chega com preços maiores que a tecnologia anterior. Isso ocorre para cobrir os custos de desenvolvimento da nova tecnologia. Quando o custo de desenvolvimento e de implantação do padrão UFS 4.0 forem cobertos, a tecnologia já estará madura e os preços cairão a patamares mais acessíveis. Dito isso, fica mais que claro que os dispositivos com o novo padrão UFS 4.0 estarão no segmento high-end das fabricantes de smartphones e disponíveis para poucos "bolsos", neste primeiro momento.


Com a chegada do novo padrão ao mercado, esperamos que o padrão UFS 3.1 passe a ser mais frequente nos lançamentos dos novos celulares intermediários. Isso seria bom pra quem foca o custo-benefício e não tem a grana para bancar a aquisição de um celular topo de linha.


Mas a pergunta de 1 milhão de dólares é:


Valeria a pena pagar centenas de dólares ou alguns milhares de reais a mais por um dispositivo apenas para ter 1 segundo ou 2 a mais de velocidade no carregamento de um jogo ou aplicativo?

Responde aí nos comentários! A gente quer saber o que você pensa sobre isso!



89 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page